Quais os Sintomas do Climatério?

O climatério é o período de transição no corpo da mulher que faz parte do processo para a menopausa. Nesse momento, o organismo feminino passa por diversas alterações hormonais que são popularmente conhecidas como os sintomas da menopausa. Isso acontece porque os ovários reduzem a produção de estrogênio e progesterona, hormônios sexuais responsáveis pelo desenvolvimento e funcionamento do corpo da mulher. Essa fase começa alguns anos antes da última menstruação, e continua por até 3 anos depois da menopausa.

Mulher sorrindo com a mão no rosto

Quais são as Fases da Menopausa?

Pré-menopausa

É o período em que algumas mudanças são sentidas, como irregularidade na menstruação e ondas de calor. Os problemas emocionais podem ser desenvolvidos nessa fase, e o tratamento pode ser iniciado para evitar a intensidade dos sintomas.

Pós-menopausa

Quando a mulher completa 12 meses sem ciclos menstruais, pode-se dizer que ela está na fase pós-menopausa. Esse período dura por toda a vida após a última menstruação da mulher. É importante que uma alimentação saudável e a prática regular de exercícios físicos sejam inseridos na vida pós-menopausa, pois podem aliviar o estresse e prevenir outras doenças.

Mulher bebendo água

Como identificar os Sintomas do Climatério?

Os sintomas do climatério são popularmente conhecidos como estressantes e desconfortáveis. Afinal, a mulher passa por uma redução considerável de estrogênio, o que acaba desregulando as funções de seu corpo. As principais alterações percebidas durante o período de climatério são:

Menstruação irregular

Os diferentes fluxos de sangue e as falhas na menstruação são um sinal de que os ovários estão parando de funcionar. Pode ser identificada como um sintoma de pré-menopausa quando se mantém irregular por mais de 4 meses, o que exige uma consulta médica para avaliar os níveis hormonais.

Ondas de calor

Os fogachos, como são chamadas as ondas de calor repentinas, são causadas pelas alterações hormonais na pré e pós-menopausa. A sensação costuma se iniciar pelo rosto e se espalhar pelo resto do corpo, e acontece diversas vezes durante o dia.

Mulher com ondas de calor por conta do climatério na frente do ventilador

Suores noturnos

A mulher que está na fase de climatério pode, por muitas vezes, acordar no meio da noite com o corpo coberto por suor. Assim como as ondas de calor, esse sintoma é consequência da mudança dos níveis hormonais do organismo feminino causado pelo falecimento gradativo dos ovários.

Mudanças de humor

Durante as fases de pré-menopausa e pós-menopausa, a mulher acaba passando por alterações de humor diversas vezes em um só dia. O pouco nível de estrogênio também influencia esse sintoma e, em casos mais graves, pode acabar atrapalhando suas relações sociais.

Insônia

Nem sempre causada pelos suores noturnos, a insônia pode ser resultado da constante mudança nos níveis hormonais. Em casos mais graves, pode prejudicar as atividades diárias da mulher, além de causar indisposição.

Secura vaginal

O baixo nível de produção de estrogênio no período de climatério faz com que não haja lubrificação vaginal. Esse problema pode causar desconforto e dor durante as relações sexuais da mulher.

Redução da libido

Com as alterações de hormônios na pré-menopausa, a mulher tende a perder o desejo sexual. Além disso, a secura vaginal causada pela falta de estrogênio pode deixar o contato íntimo doloroso.

Pele seca

O estrogênio é um dos grandes responsáveis pela produção de colágeno e, quando sua produção está baixa, faz com que a pele fique fina e seca. Em alguns casos, esse sintoma pode causar incômodo pela coceira constante pele.

Queda de cabelo

Assim como a pele, a pouca produção de estrogênio faz com que os fios fiquem sem brilho e secos, causando a queda de cabelo.

Mulher com escova de cabelo

Ganho de peso

As alterações nos níveis de estrogênio no corpo feminino fazem com que o metabolismo fique mais lento e não queime tantas calorias. O ganho de peso é considerável e tende a se concentrar na volta da cintura.

Ansiedade e depressão

Muitas mulheres desenvolvem ansiedade e depressão no período de pré-menopausa, pois ficam frustradas com a ideia de que estão envelhecendo. No entanto, as alterações de humor, as ondas de calor e a insônia também podem influenciar nas doenças psicológicas. Por esse motivo, o tratamento sob consulta médica durante o climatério é recomendado.

Como tratar os Sintomas do Climatério?

A reposição hormonal é uma das principais alternativas para diminuir a intensidade dos sintomas do climatério. Via oral, por gel ou adesivo, a terapia ajuda a controlar os níveis de estrogênio e progesterona no organismo feminino. O tratamento deve ser sempre acompanhado pelo ginecologista, pois há contraindicações e efeitos colaterais dependendo de cada caso.

Outra forma de aliviar as ondas de calor e as mudanças de humor é por meio da alimentação e de exercícios físicos. Como o baixo nível de estrogênio pode influenciar no desenvolvimento de doenças cardiovasculares e osteoporose, alimentos ricos em vitaminas e cálcio podem ajudar a prevenir os possíveis problemas. Já a prática de atividade física como a caminhada pode melhorar a qualidade de vida da mulher, além de ajudar na queima de calorias e controle de peso.

Fontes:

https://www.uptodate.com/contents/clinical-manifestations-and-diagnosis-of-menopause

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27929271