Sintomas da Menopausa

A menopausa é a última menstruação na vida das mulheres e normalmente acontece entre as idades de 45 e 55 anos, que é quando a produção de estrogênio e outros hormônios responsáveis pela vida fértil da mulher diminui, causando o fim dos ciclos ovulatórios.

calor é um dos sintomas da menopausa

Os sintomas variam para cada pessoa, pois cada organismo reage de uma forma diferente durante a transição chamada de climatério, que é período de alterações que começa antes da menopausa e dura até os primeiros anos após o último ciclo.

Durante o climatério pré-menopausa, os sintomas começam a aparecer por causa da queda nos níveis de estrogênio produzido pelos ovários. Esse hormônio é responsável por todo o ciclo menstrual na vida das mulheres, assim como suas características, e sua deficiência desenvolve diversos problemas no dia-a-dia feminino.

Uma pesquisa realizada em diferentes bairros do Rio de Janeiro,  avaliando a utilização do serviço público durante o climatério, apontou que as mulheres identificam os sintomas sem consulta médica, mostrando a barreira entre comunicação de médicos e usuárias de serviços públicos.

Quais são os principais Sintomas da Menopausa?

Menstruação irregular

Um dos mais comuns sintomas da menopausa é a menstruação irregular. Variações no intervalo entre cada círculo menstrual e no fluxo de sangramento podem ser notados até mesmo antes do período pré-menopausa.

Ondas de calor

A pouca produção do hormônio estrogênio e progesterona causa a elevação da temperatura corporal. A sensação de calor em todo o corpo pode ser sentida por até três minutos e acontece em qualquer horário do dia sem ter uma causa aparente. Os fogachos, como normalmente são chamados, costumam a diminuir após os primeiros anos depois da menopausa, mas há casos de mulheres que ainda sofrem com o problema mesmo após o climatério.

Distúrbios noturnos

Os suores durante a noite são outro sintoma causado pelo climatério, que pode causar, em casos mais graves, irritabilidade durante o dia. Além disso,  até mesmo mulheres que não sofrem com a mudança repentina na temperatura do corpo durante a noite podem desenvolver insônia.

Mudanças de humor

A mudança de humor nas mulheres durante o período pré e pós menstrual é uma das características mais conhecidas da menopausa. Como visto anteriormente, o estrogênio é responsável por grande parte das funções no corpo feminino e, com a sua falta, a mulher acaba sofrendo variações de humor durante o dia. Em casos mais graves no climatério pré-menopausa, as alterações sentidas pela mulher podem fazer com que ela desenvolva depressão ou ansiedade.

Secura Vaginal

O desconforto causado pela diminuição na lubrificação vaginal é normalmente notado no climatério. Assim como os outros sintomas da menopausa, a diminuição de hormônios é a causa da secura, que pode deixar a mulher incomodada durante o contato intimo.

Diminuição da libido

A secura vaginal acompanhada da variação de hormônios femininos pode fazer com que a mulher sinta dor e não tenha prazer sexual.

Queda de cabelo

Durante o climatério a mulher pode notar o enfraquecimento do cabelo, causando um efeito opaco e quebradiço nos fios. Isso ocorre também por causa do baixo índice de estrogênio encontrado no corpo.

Pele seca

O ressecamento da pele é outro sintoma causado pela diminuição do estrogênio no corpo feminino. Isso acontece porque o estrogênio está juntamente ligado à produção de colágeno que, quando em falta, pode deixar a pele mais fina e sensível.

pele seca é um sintoma da menopausa

Os sintomas durante o climatério, como dito anteriormente, são diferentes em cada mulher. Nem todos citados na lista acima podem afetar juntamente num mesmo caso. Em algumas mulheres, sintomas emocionais podem ser notados mais frequentemente do que sintomas físicos, e vice-versa.

Para entender essas variações, diversos estudos foram realizados e seus resultados apontam que em diferentes contextos socioculturais, a percepção do envelhecimento pode causar, por exemplo, indícios de depressão.

Esses problemas emocionais, quando sentidos mais intensamente antes da idade normal de início do climatério, podem indicar a menopausa precoce.

A menopausa precoce possui normalmente os mesmos sintomas que a menopausa normal, porém tende a atingir mais o lado emotivo da mulher. Sua causa pode ser genética, mas mulheres que fumam ou passaram por processo de quimioterapia também podem ter seu último ciclo menstrual antes do período normal de menopausa.

Os Benefícios da Reposição Hormonal

O baixo nível de produção hormonal no corpo na menopausa também pode causar doenças cardiovasculares e osteoporose. O tratamento por meio de remédios hormonais, de uso normalmente oral, insere estrogênio e progesterona no corpo feminino e ajuda a aliviar os sintomas, oferecendo uma qualidade de vida melhor para as mulheres, além de evitar possíveis doenças futuramente. Além disso, remédios calmantes são outra forma de combater o estresse durante a menopausa, porém o seu uso não deve ser por um período de tempo  extenso.

É importante lembrar que o tratamento deve ser sempre feito sob supervisão médica, pois há casos de contraindicações dependendo de cada pessoa.

Fontes:

http://www.scielo.mec.pt/pdf/psi/v19n1-2/v19n1-2a02.pdf

https://www.scielosp.org/scielo.php?pid=S1413-81232004000100016&script=sci_arttext&tlng=pt